Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Abdominal emagrece?

E se eu te perguntasse: Caminhar emagrece?
Muito provavelmente a resposta da maioria seria que sim. Sendo assim, vamos pensar um pouco: Primeiro precisamos saber que para emagrecer deve-se perder calorias, ou seja, gastar energia. Seguindo esse raciocínio, hoje em dia sabe-se que em uma caminhada de meia hora são gastas em média 250 calorias que é o mesmo número de calorias gastas em uma sessão de meia hora de exercícios abdominais, dessa forma, tendo como ponto de vista o gasto de energia (perda calórica) os exercícios abdominais pode auxiliar no emagrecimento, porém, o erro está em pensar que só porque o abdômen está sendo exercitado, a gordura localizada em torno dele está sendo magicamente derretida, pois não é assim que funciona (nem no abdômen, nem em nenhuma outra parte do corpo), portanto, não tem diferença se a sessão de meia hora for realizada apenas com exercícios abdominais ou se for realizada com exercícios mistos para diversas partes do corpo, com o tanto que gerem um gasto calórico de 250 calorias, um outro exemplo seria varrer o chão por uma hora e meia onde seriam gastas as mesma 250 calorias. 
A título de esclarecimento, os exercícios abdominais podem ser realizados de diversas maneiras, intensidades e para diferentes fins, mas isso é assunto para outra oportunidade. 
Lembrando que esses dados são reais, mas foram usados apenas para exemplificar, cada corpo responde de uma forma aos estímulos recebidos nas atividades físicas, dessa forma, para um treinamento seguro e com resultados é necessário muita disciplina e acompanhamento de um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário